Migrando para o Linux


Muitos usuários tem medo do Linux e de seu terminal de comandos, o melhor sistema operacional é muitas vezes discriminado por usuários desinformados a respeito de sua segurança e funcionalidades. Tenho agora o propósito de disponibilizar um conteúdo que seja satisfatório o bastante para que meus leitores estejam capacitados a usar o linux, ja que para muitas coisas que eu ja ensinei e que ainda aprenderemos se faz um pré requisito.

Essa idéia de que apenas usuários técnicos são capazes de usar um sistema operacional com kernel Linux ja está a muito ultrapassada, distribuições como Ubuntu, Mint, Debian, Tails oferecem interfaces tão amigáveis quanto as das versões atuais do Windows ou Mac OS.
Por que usar um sistema operacional Linux?
O Linux é sem dúvida muito mais seguro que o Windows, por uma série de motivos tais como:
Sistema de Superusuário (root)
impede que mudanças nas configurações do sistema, exclusão de arquivos e outras ações críticas sejam realizadas por usuários mal intensionados ou mal informados por acidente. Tais ações só poderão ser efetivadas com os privilégios do superusuário, ainda se pode usar o prefixo “sudo” para executar somente um comando como superusuário (isso será melhor explicado posteriormente).
Permissões de arquivos
No linux os arquivos e diretórios são limitados pelas permissões de leitura, escrita (edição) e execução dos mesmos. Essas permissões podem ser designadas ao usuário corrente, a um grupo de usuário e para qualquer usuário (outros). Somente o superusuário pode realizar mudanças nas permissões.
Mas também não pense que ao usar um Linux você estará totalmente seguro, porém, estatisticamente falando, os usuários de windows representam a grande e arrasadora maioria dos usuários de computadores. Portanto não seria interessante para um desenvolvedor de malwares desenvolver um específico para o Linux (os programas portanto os vírus criados para o windows não rodam no linux) ja que atingiria uma parcela tão pequena de potenciais vítimas, das quais ainda assim estão mais protegidas devido aos outros recursos de segurança do Linux e são usuários mais ‘treinados’.
Vou ensinar a instalar o linux em um pen drive. Depois disso você poderá dar boot nele e testar o Linux sem instalá-lo ou instalar ele logo e passar a usar o melhor sistema operacional definitivamente.
Como este tutorial é destinado à usuários windows que tem desejo ou curiosidade de migrar para o linux vou ensinar usando um windows como exemplo.
Para criar o USB bootável usaremos o LiLi USB Creator.
escolha também a distribuição que deseja baixar.
Download
Depois de instalar o LiLi USB execute-o e escolha a ISO que voce baixou e o USB onde deseja gravar, depois é só gravar a imagem
liliusb
agora é só entrar na BIOS do computador e colocar a prioridade do boot no USB.
bios
Depois basta reiniciar o pc e executar o processo de instalação da distribuição escolhida, esse ṕrocesso costuma ser fácil nas distribuições mais populares.
Se você deseja gravar a imagem no pendrive usando o Linux recomendo o USB image writer:
usbimage

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

Obrigado pelo seu comentário.